quinta-feira, 8 de maio de 2014

Planejamento Anual do AEE - Atendimento Educacional Especializado

PLANEJAMENTO ANUAL DA SALA DE RECURSOS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO RN
ESCOLA ESTADUAL JOÃO GODEIRO






PLANEJAMENTO ANUAL DO AEE- ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO







PROFESSORA: MARIA DO SOCORRO ALMEIDA







PATU
2014


1 - IDENTIFICAÇÃO

ÁREA: Educação Inclusiva

ENTIDADE: Escola Estadual João Godeiro

DIRETORA: Maria do Socorro Alves Pereira Castro

VICE-DIRETORA: Maria Sandilene de Moura Dutra Oliveira

SECRETÁRIA: Marileide Moura Targino

ORIENTADORA:

SUPERVISORA:

PROFESSORA: Maria do Socorro Almeida

PÚBLICO ALVO: Alunos com transtornos mentais orgânicos, alunos com transtorno global do desenvolvimento (TGD), deficiência múltipla e mental da Escola Estadual João Godeiro.

LOCALIZAÇÃO: Sala de Recursos Multifuncionais da E. E. João Godeiro.

PERÍODO: Fevereiro à Dezembro de 2014.

TEMPO DE ATENDIMENTO: 50 minutos para cada atendimento.

DIAS DA SEMANA: 4 dias de segunda-feira à sexta-feira.

COMPOSIÇÃO DO ATENDIMENTO: Individual ou coletivo.

NÚMERO DE ALUNOS: No máximo 2 alunos por vez.

Quando se fizer necessário serão feitas observações na sala regular, em outras atividades em que os alunos estejam participando.

  
2 - OBJETIVOS GERAIS

·         Assegurar condições de acesso, participação e aprendizagem aos estudantes com deficiências, sensibilizando os demais docentes da importância da Educação Inclusiva, buscando reduzir os problemas e dificuldades de aprendizagem dos alunos com transtorno global do desenvolvimento e transtorno mental orgânico.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Atender individualmente ou coletivo os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) para melhorar seu desempenho na sala de aula;

·         Identificar as potencialidades de cada aluno;

·         Produzir recursos pedagógicos considerando as necessidades específicas   de cada aluno;

·         Diferenciar as individualidades de cada um;

·         Estimular a criatividade, analisando conceitos.

  
4 - JUSTIFICATIVA

Sabemos que a Educação Inclusiva é uma abordagem que procura atender as necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, com foco naqueles alunos que enfrentam barreiras para a participação nos processos de aprendizagem escolar.
            Existem diversas formas de exclusão escolar, dentre elas, destaca-se aquela que diz respeito aos alunos com necessidades educacionais especiais.
            A declaração de Salamanca, 1994, afirma que todas as crianças têm necessidades e aprendizagens únicas, que têm o direito de ir à escola da sua comunidade, com acesso ao ensino regular, e que os sistemas educacionais devem implementar programas considerando a diversidade humana e desenvolvendo uma pedagogia centrada na criança.
            Nessa perspectiva, a E. E. João Godeiro orientada nos princípios da Educação Inclusiva possibilita quebrar o ciclo de exclusão, desafiar os preconceitos, dando oportunidade as pessoas com deficiência para que elas construam o seu próprio futuro.


5 - CONTEÚDOS

·         Identificar afinidades, diferenciar vários tipos de famílias e perceber sentimentos em relação à família;
·         Criar ou imitar;
·         Por que as pessoas são diferentes?
·         Igualdades e diferenças;
·         Construção conceitual;
·         Auto percepção da imagem;
·         Percepção dos sentimentos (Alegria e tristeza);
·         Despertar noções de higiene pessoal e interesse de cuidar de si mesmo;
·         Respeito aos direitos do outro;
·         Aprender a escutar;
·         Palavras e desenhos;
·         Brincando com as vogais;
·         Separando as sílabas;
·         Pesca-letras;
·         Aprendendo o alfabeto;
·         Ditado;
·         Completando os números;
·         Par ou ímpar;
·         Meios de transportes;
·         Alimentação saudável;
·         Medida de tempo;
·         Formas geométricas;
·         Sistema Solar.

  
6 - METODOLOGIA

·         Conversa informal para levantamento de sugestões de temas e a explicação do trabalho a ser realizado durante o ano letivo;
·         Utilização do espelho para a percepção de características pessoais e da professora;
·         Conversa sobre as semelhanças e diferenças;
·         Desenho do auto-retrato;
·         Levantar algumas opiniões da criança sobre o que mais gosta (entre alimentos, brinquedos, atitudes, sentimentos e cores). Desenhar na lousa, solicitar que a criança escolha o que mais gosta e escrever ou desenhar em um coração previamente recortado;
·         Representação de algumas diferenças. Depois fazer um desenho representando como se sentiu;
·         Mímica feita inicialmente pela professora e depois pelo aluno;
·         Exibição dos filmes “A Bela e a Fera” ou “O Corcunda de Notre Dame”. Discussão e desenho do filme;
·         Desenho livre para alegria e tristeza, através de atividades anteriores;
·         Conversa sobre coisas que temos medo (filmes, bichos ou pessoas);
·         Desenhar o que provoca medo. Que cor ele tem? Como ele é? Como é na nossa imaginação? Depois desenhar o que é.

  
7 - RECURSOS

Materiais:

·         Jogos quebra-cabeça, dominó, baralho;
·         Cartazes com figuras e gravuras;
·         Alfabeto manual;
·         TV;
·         Vídeo;
·         Computador;
·         Internet;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Fantoches;
·         Pincéis de quadro branco;
·         Massa de modelar;
·         Material Dourado;
·         Alfabeto ilustrado;
·         Jornais e revistas;
·         Réguas;
·         Livros de histórias infantis;
·         Jogos matemáticos;
·         Jogos online;
·         Tinta guache;
·         E outros.

Humanos:

·         Professores das salas de aula comuns;
·         Pais;
·         Alunos da AEE;
·         Equipe pedagógica e administrativa da escola.

Avaliação:

·         Avaliação contínua, observando os avanços e dificuldades dos alunos;
·         Também será feito o registro do desempenho acadêmico dos alunos através de fichas e relatórios.

  
REFERÊNCIAS

ALVES, Denise de Oliveira. Sala de Recursos Multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.

BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental.  Brasília: MEC, SEESP, 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Saberes e práticas da inclusão: avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. 2. Ed., Brasília, Secretaria de Educação Especial, 2006.



7 comentários:

  1. Foi muito útil para poder me orientar quanto ao planejamento.
    Muito claro e objetivo.
    Irene Duarte

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  2. Foi muito útil para poder me orientar quanto ao planejamento.
    Muito claro e objetivo.
    Irene Duarte

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  3. Nossa Muito bom , gostei muito foi muito útil me ajudou bastante no esclarecimento,parabéns

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