PLANEJAMENTO
ANUAL DA SALA DE RECURSOS
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO RN
ESCOLA
ESTADUAL JOÃO GODEIRO
PLANEJAMENTO
ANUAL DO AEE- ATENDIMENTO
EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO
PROFESSORA:
MARIA DO SOCORRO ALMEIDA
PATU
2014
1 - IDENTIFICAÇÃO
ÁREA:
Educação Inclusiva
ENTIDADE:
Escola Estadual João Godeiro
DIRETORA:
Maria do Socorro Alves Pereira Castro
VICE-DIRETORA:
Maria Sandilene de Moura Dutra Oliveira
SECRETÁRIA:
Marileide Moura Targino
ORIENTADORA:
SUPERVISORA:
PROFESSORA:
Maria do Socorro Almeida
PÚBLICO
ALVO: Alunos com transtornos mentais orgânicos, alunos com transtorno global do
desenvolvimento (TGD), deficiência múltipla e mental da Escola Estadual João Godeiro.
LOCALIZAÇÃO:
Sala de Recursos Multifuncionais da E. E. João Godeiro.
PERÍODO:
Fevereiro à Dezembro de 2014.
TEMPO
DE ATENDIMENTO: 50 minutos para cada atendimento.
DIAS
DA SEMANA: 4 dias de segunda-feira à sexta-feira.
COMPOSIÇÃO
DO ATENDIMENTO: Individual ou coletivo.
NÚMERO
DE ALUNOS: No máximo 2 alunos por vez.
Quando se fizer necessário serão feitas
observações na sala regular, em outras atividades em que os alunos estejam
participando.
2 - OBJETIVOS
GERAIS
·
Assegurar condições de acesso, participação e
aprendizagem aos estudantes com deficiências, sensibilizando os demais docentes
da importância da Educação Inclusiva, buscando reduzir os problemas e
dificuldades de aprendizagem dos alunos com transtorno global do
desenvolvimento e transtorno mental orgânico.
3 - OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Atender
individualmente ou coletivo os alunos com necessidades educacionais especiais
(NEE) para melhorar seu desempenho na sala de aula;
·
Identificar
as potencialidades de cada aluno;
·
Produzir
recursos pedagógicos considerando as necessidades específicas de cada aluno;
·
Diferenciar
as individualidades de cada um;
·
Estimular
a criatividade, analisando conceitos.
4 - JUSTIFICATIVA
Sabemos que a Educação Inclusiva é uma
abordagem que procura atender as necessidades de aprendizagem de todas as
crianças, jovens e adultos, com foco naqueles alunos que enfrentam barreiras
para a participação nos processos de aprendizagem escolar.
Existem diversas formas de exclusão
escolar, dentre elas, destaca-se aquela que diz respeito aos alunos com
necessidades educacionais especiais.
A declaração de Salamanca, 1994,
afirma que todas as crianças têm necessidades e aprendizagens únicas, que têm o
direito de ir à escola da sua comunidade, com acesso ao ensino regular, e que
os sistemas educacionais devem implementar programas considerando a diversidade
humana e desenvolvendo uma pedagogia centrada na criança.
Nessa perspectiva, a E. E. João
Godeiro orientada nos princípios da Educação Inclusiva possibilita quebrar o
ciclo de exclusão, desafiar os preconceitos, dando oportunidade as pessoas com
deficiência para que elas construam o seu próprio futuro.
5 - CONTEÚDOS
·
Identificar afinidades, diferenciar vários
tipos de famílias e perceber sentimentos em relação à família;
·
Criar ou imitar;
·
Por que as pessoas são diferentes?
·
Igualdades e diferenças;
·
Construção conceitual;
·
Auto percepção da imagem;
·
Percepção dos sentimentos (Alegria e
tristeza);
·
Despertar noções de higiene pessoal e
interesse de cuidar de si mesmo;
·
Respeito aos direitos do outro;
·
Aprender a escutar;
·
Palavras e desenhos;
·
Brincando com as vogais;
·
Separando as sílabas;
·
Pesca-letras;
·
Aprendendo o alfabeto;
·
Ditado;
·
Completando os números;
·
Par ou ímpar;
·
Meios de transportes;
·
Alimentação saudável;
·
Medida de tempo;
·
Formas geométricas;
·
Sistema Solar.
6 - METODOLOGIA
·
Conversa informal para levantamento de
sugestões de temas e a explicação do trabalho a ser realizado durante o ano
letivo;
·
Utilização do espelho para a percepção de
características pessoais e da professora;
·
Conversa sobre as semelhanças e diferenças;
·
Desenho do auto-retrato;
·
Levantar algumas opiniões da criança sobre o
que mais gosta (entre alimentos, brinquedos, atitudes, sentimentos e cores).
Desenhar na lousa, solicitar que a criança escolha o que mais gosta e escrever
ou desenhar em um coração previamente recortado;
·
Representação de algumas diferenças. Depois
fazer um desenho representando como se sentiu;
·
Mímica feita inicialmente pela professora e
depois pelo aluno;
·
Exibição dos filmes “A Bela e a Fera” ou “O
Corcunda de Notre Dame”. Discussão e desenho do filme;
·
Desenho livre para alegria e tristeza,
através de atividades anteriores;
·
Conversa sobre coisas que temos medo (filmes,
bichos ou pessoas);
·
Desenhar o que provoca medo. Que cor ele tem?
Como ele é? Como é na nossa imaginação? Depois desenhar o que é.
7 - RECURSOS
Materiais:
·
Jogos quebra-cabeça, dominó, baralho;
·
Cartazes com figuras e gravuras;
·
Alfabeto manual;
·
TV;
·
Vídeo;
·
Computador;
·
Internet;
·
Cola;
·
Tesoura;
·
Fantoches;
·
Pincéis de quadro branco;
·
Massa de modelar;
·
Material Dourado;
·
Alfabeto ilustrado;
·
Jornais e revistas;
·
Réguas;
·
Livros de histórias infantis;
·
Jogos matemáticos;
·
Jogos online;
·
Tinta guache;
·
E outros.
Humanos:
·
Professores das salas de aula comuns;
·
Pais;
·
Alunos da AEE;
·
Equipe pedagógica e administrativa da escola.
Avaliação:
·
Avaliação contínua, observando os avanços e
dificuldades dos alunos;
·
Também será feito o registro do desempenho
acadêmico dos alunos através de fichas e relatórios.
REFERÊNCIAS
ALVES,
Denise de Oliveira. Sala de Recursos
Multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
BATISTA,
Cristina Abranches Mota. Educação
Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. Brasília: MEC, SEESP, 2005.
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO. Saberes e práticas da
inclusão: avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais.
2. Ed., Brasília, Secretaria de Educação Especial, 2006.
Foi muito útil para poder me orientar quanto ao planejamento.
ResponderExcluirMuito claro e objetivo.
Irene Duarte
Foi muito útil para poder me orientar quanto ao planejamento.
ResponderExcluirMuito claro e objetivo.
Irene Duarte
Muito esclarecedor.obrigada
ResponderExcluirMUITO CLARO E UTIL... PARABÉNS.
ResponderExcluirExcelente trabalho. Amei.
ResponderExcluirÓtimo trabalho
ResponderExcluirNossa Muito bom , gostei muito foi muito útil me ajudou bastante no esclarecimento,parabéns
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